Usina de Letras
Usina de Letras
164 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Palavra de Poeta. -- 27/11/2001 - 07:26 (Edson Marques) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Numa corda bamba a gente se testa, de cabeça, a todo momento. Há que ter equilíbrio quase perfeito, medidas iguais, desejos profundos.



Ninguém se enforca com corda bamba porque seus fios são trançados como se enredo, e a trama é delícia. Nenhum pardal vai querer tirar um fio da corda bamba para com ele fazer ninho, como fosse navalha. Pardal que se preza tem que ser livre, aventureiro, Vogelfrei. O pardal não tem belas plumagens, caçadores não lhe dão importância, ninguém quer tê-lo em gaiolas. Por isso ele pode dormir até mais tarde e depois cantar sem medo, sem preocupações.



Todo pardal é fora da lei: Vogelfrei. E tem duas coisas que pardal não suporta: gravata e nó na garganta. Pardal não tem formalidade, não usa uniforme, não faz mesuras, salamaleques. Só quer saber de cantar, voar e ciscar. Recusa nó na garganta, assim como gravata. Porque nó na garganta atrapalha a melodia, deixando-a triste, sem graça. Melhor seria se enforcar com as próprias cordinhas vocais.



— Se não podemos falar pra fora, falar pra quê?



O canto que não se canta se transforma em veneno.

(E o pardal, por ser livre, sabe dessas coisas).

Lorca adorava pardais, assim como eu os amo na madrugada em que me acordo, pensando neles — nos pardais e em Federico del Sagrado Corazón de Jesús Garcia Lorca.



Na verdade, esses pardais que só agora me acordam, o fazem sem querer — e pela segunda vez. A primeira vez que me acordaram foi com seu canto, e a segunda, com sua filosofia. Ou seja: nas duas fui acordado por amor. Não para que me levante: quem é capaz de acordar duas vezes já vive de pé, ao menos por dentro. Portanto, nem todo pardal é pierrot.



Mas todos são livres.



Hoje é só hoje!



Nesta manhãzinha que chama Iracy, sol brilhante em céu azul, tomo café como pão comesse, me alimento das lembranças, líquidas, delicadas, fortes, profundas. Na fumaça do café sinto-me oráculo, e vejo que a realidade é arbitrária. Tenho vontade de buscar o crânio do meu pai no cemitério, para conversarmos todo dia, aqui, em frente ao mar, tomando sol, vinho e decisões.



Escrevo, divago, e digo: os poetas, seremos eternamente incompreendidos. Porque nós vemos uma coisa e seu fundamento, e os outros só vêem a coisa e sua utilidade. Nós vemos o todo poético de um universo dançante, e os outros só vêem a parte seca de um mero processo.



Nós, os poetas, brincamos com as palavras — os brutos fazem delas uma arma.



Para nós as palavras são flores, para eles — punhal.



Edson Marques.



(do meu livro "Solidão a Mil".)



www.edson.blogspot.com

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui